O que é empreendedorismo?

 

 

Há pouco tempo atrás, ao pensar em empreendedorismo me remetia à grandes empresários, donos de grandes negócios. Vinha na minha mente “Poxa, para ser um empreendedor precisa-se ter muito dinheiro para investir. O “cara” precisa ser muito poderoso! Eu nunca vou conseguir”.

Engano meu e de quem pensa como eu pensava.

Então, o que é empreendedorismo?

Dentre várias definições a mais simples e mais completa é a seguinte:

Empreender é identificar oportunidades, agarrá-las e buscar recursos para transformá-las em um negócio lucrativo.

Esse é o papel do empreendedor!

Para empreender você pode começar com pouquíssimo recurso, porém há três características fundamentais que você precisa ter pelo menos uma e desenvolver as demais.

Características fundamentais do empreendedor:

Visão:

empreender

Este é o primeiro passo. E para algumas pessoas o mais difícil. Você precisa identificar uma oportunidade que será o ponto de partida de VOCÊ como Empreendedora.

Você pode identificar uma oportunidade é analisando o que as pessoas ao seu redor estão precisando. Qual é a carência principal do seu ciclo de amizade?

Outra maneira é ensinando as pessoas aquilo que você sabe, aquilo que você faz muito bem. Já imaginou que você pode transformar um simples hobby em algo rentável e ainda assim ajudar pessoas ao seu redor?

A minha filha teve dificuldades de aprender a andar de bicicleta sozinha e foi muito difícil encontrar um professor de bike. Se você é uma ciclista e gosta de ajudar pessoas a aprenderem a andar de bicicleta você já encontrou uma oportunidade de negócio. A próxima etapa é traçar um planejamento contemplando os recursos e investimentos necessários e analisando os riscos. Falaremos sobre os riscos um pouco mais a frente.

Você já ouviu falar no Duolingo?

O Duolingo é um sistema que ajuda 20 milhões de pessoas a estudar línguas de GRAÇA.

Foi criado pelo guatemalco Luis von Ahn. Como ele já era milionário, o principal objetivo dele era ajudar as pessoas que desejam aprender outras línguas, mas não têm condições financeiras. Este sistema é autossustentável, pois a medida que os alunos aprendem eles traduzem conteúdos reais de empresas fazendo com que o custo de manter o sistema se pague.

Esta história é um exemplo de vida, não é mesmo?

Coragem:

coragem

Tem uma frase do Nelson Mandela que diz o seguinte: “Coragem não é a Ausência de Medo, mas o Triunfo sobre ele. O homem corajoso não é aquele que não sente medo, mas aquele que conquista por cima do medo”.

Ser corajoso significa enfrentar o medo e seguir em frente, mas para isso é muito importante você compreender o medo.

Do que você tem medo?

Você deve trazer para a realidade tudo aquilo que pode dar de errado e imaginar a pior situação. Isso se chama analisar os riscos.

Com esta análise em mãos você deve calcular o que você pode fazer para mitigar o risco e então decidir o que vale mais a pena. O que é maior para você? O desejo de seguir o seu Sonho ou o seu Medo?

A Xuxa marcou muito a minha infância e eu nunca esqueci as palavras dela naquela canção “Lua de Cristal”. Fique com um trecho para se inspirar:

“Tudo que eu quiser
O cara lá de cima vai me dar
Me dar toda coragem que puder
Que não me falte forças pra lutar”

Se tiver medo, vá com medo mesmo! Mas não esqueça que para ter sucesso você ainda precisa desenvolver a competência.

Competência:

Competência é a intersecção entre conhecimento, habilidade e atitude.

COMPETENCIA

Vamos usar um exemplo para ficar mais fácil o entendimento. Supomos que o seu empreendimento será “Boleira”. Você vai fazer bolos para festas de aniversário.

Conhecimento (Saber):

Você sabe como  um bolo de festas? Você simplesmente precisa entender o processo de se fazer um bolo para festas e como você pode divulgá-lo. Como você vai precificar. Como será a entrega.

Habilidade (Saber Fazer):

Aqui você precisa colocar em prática. Você tem habilidade para fazer um bolo de festas? Sabe decorar? Se você for boa em fazer o bolo, mas não souber por onde começar para transformar isso em um negócio. Não se preocupe. Você poderá pesquisar ou até mesmo terceirizar. O Sebrar tem uma infinidade de cursos gratuitos para isso.

Atitude (Querer Fazer):

Sim, eu quero transformar o meu dom de fazer bolos maravilhosos em um negócio rentável.

Quando há uma intersecção entre estas três esferas há competência para fazer o que está sendo proposto.

Mas atenção, você não precisa ser perfeita em tudo. O mais importante é que você tenha a vontade de ir atrás e busque a melhoria contínua.

empreendedorismo

 

Para concluir, eu gostaria de compartilhar com você um valor em comum que eu tenho percebido em todos os empreendedores de sucesso:

Todos eles tem um propósito de vida…  e O perseguem.

Mais do que isso, eles sabem que há milhares de pessoas que precisam deles.

Não é gostoso viver assim? Sabendo que sua vida faz diferença na vida de outras pessoas?

Sabe qual é a melhor forma de fazer seus filhos felizes? Sendo feliz!

Talvez você esteja pensando: “Mas como eu poderia ajudar outras pessoas e ainda assim ganhar dinheiro?“

Eu sei disso, pois também pensei assim. Mas acredite há algo em você sabe, ou que você gosta de fazer, que muitas outras pessoas precisam aprender.

Se você está sem ideias, baixo o e-book com 10 dicas de negócios para mães. Se precisar de mais informações estou à disposição.

A cada dia me sinto mais realizada por ter me encontrado. É gratificante fazer novos amigos e saber que estou fazendo a diferença na vida das pessoas.

No Comments

Leave a Comment