Como o yoga pode te ajudar a ser mais produtiva?

Eu sempre fui muito acelerada. Sempre tive fome de viver, de fazer acontecer e de me divertir. Se você é assinante do meu canal no youtube deve perceber que na maioria das vezes eu falo em um tom mais rápido!

O fato é que as pessoas diziam “Você precisa desacelerar, porque não faz uma Yoga”

Cerca de 15 anos atrás eu até tentei, mas não consegui chegar na segunda aula. Meu Deus como era difícil era para mim ficar semi-parada observando a minha respiração! Que perda de tempo, eu pensava!

Até que eu comecei a me aprofundar nos estudos sobre Produtividade e a sua relação com a Felicidade e descobri que a solução para todos os nossos problemas está na nossa respiração.

Que tapa na cara eu levei! Mas como eu sou como São Tomé e só acredito vendo, resolvi praticar Meditação e foi aí que eu aprendi a respirar.

Hoje eu pratico Kundalini Yoga com a Juliana Cabral e te digo que comprovei na pele e na alma os seus benefícios.

Convidei a Ju para escrever um artigo aqui para vocês explicando como o yoga pode nos ajudar a ser mais produtiva.

Segue com ela:

Yoga e meditação caminham juntos, pois quando nos movemos e respiramos no yoga envolvemos nossa mente e a conectamos com nosso corpo. No kundalini yoga aprendemos a meditar em movimento e as séries sempre levam a meditação.

O Hospital Geral de Massachusetts surpreendentemente observou que a prática de yoga e meditação regular fazem com que o córtex cerebral engrosse. O córtex é a área do cérebro que é responsável pelas funções mentais superiores.

Varreduras cerebrais de monges que meditam demonstram que a matéria cinzenta de seus cérebros é mais do que o dobro do tamanho de pessoas que não meditam.

Por que devemos nos importar? Porque quando o nosso córtex é maior, as pessoas são capazes de aprender mais, têm diferentes níveis de consciência, têm melhor memória e são mais produtivas, porque um bom córtex nos permite ter um melhor controle do tempo.

Yoga e meditação treinam nossa mente e cérebro. Essas práticas permitem que o nosso cérebro crie novos caminhos para a eficiência.

A meditação permite que nosso cérebro se conserte. Assim, como um bandaid protege uma ferida, a meditação protege nossos cérebros dos efeitos cotidianos de estresse e danos internos ou externos aumentando a produtividade.

Com o yoga você também ganha mais liberdade emocional liberando do seu corpo de negatividade, o que eleva seu nível de energia, concentração e capacidade de resolução de problemas. Você trabalha o ponto do umbigo pela respiração e movimentos: o centro energético da vontade e da ação.

Tudo isso caminha junto e é fundamental para aumento da produtividade e a força de vontade necessária para seguir a frente de forma positiva com seus objetivos apesar dos obstáculos.

Como o yoga pode te ajudar a ser mais produtiva?

Existem ondas cerebrais beta, teta, alfa, delta e gama. As ondas cerebrais beta ocorrem quando estamos acordados. A maioria de nós quando estamos pensando estão em um estado beta.

As ondas cerebrais alfa ocorrem quando estamos relaxados. Os estados alfa nos ajudam a ser criativos e aprender. Acredita-se que as ondas cerebrais alfa nos ajudam a curar.

Se nunca relaxar, o hormônio do estresse nunca vai para baixo e nossa capacidade de aprender e ser criativo diminui. Nossa produtividade diminui também.

Ondas cerebrais Thetha ocorrem quando estamos dormindo, às vezes, muitas vezes conhecido como sono REM ou sonho. As ondas teta nos permitem aprender, curar e crescer.

As ondas Delta também ocorrem durante o sono ou estão inconscientes. As ondas gama ocorrem quando somos hiper-alertas e perceptivos para o nosso ambiente e informação.

Uma das mudanças que yoga pode criar ao longo do tempo é a emissão de mais ondas cerebrais gama. As ondas cerebrais gama permitem que o cérebro ligue ou conecte informações em vários locais.

Isso significa que a atividade de onda gama alta beneficia ou aumenta a inteligência, auto-controle, memória, atitude natural otimista e aumenta a compaixão.

Conexões significam que temos melhor memória, e um nível mais alto para perceber conexões entre sistemas.

Isso é particularmente útil para os empresários e qualquer pessoa que é responsável pela entrega de produtos ou serviços, atendimento ao cliente e/ou satisfação.

Finalmente, as pessoas com ondas gamma aumentadas têm menos probabilidade de estar deprimidas e estressadas.

O estresse não afeta apenas nossa capacidade de lembrar das coisas, dormir ou lidar com nossa saúde, peso e felicidade geral, mas também afeta nossa produtividade!

A produtividade está conectada ao estresse, ao sono, à felicidade e até mesmo à gestão do tempo. Quanto menos estresse nós temos e quanto melhor o sono que temos, melhor controlaremos nosso tempo.

Podemos meditar na maioria dos lugares, mesmo em uma estação de trem, ou em um avião. O tempo é freqüentemente um problema.

Todos nós temos vidas ocupadas nestes dias e yoga no passado era visto por muitos como um luxo ao invés de uma necessidade.

Agora, como mais pessoas sofrem de privação de sono, estresse, problemas de saúde, memória e problemas de produtividade, muitos estão começando a vê-lo como uma necessidade.

 

E aí, bora praticar com a gente?

Acesse o site da Juliana Cabral e conheça o Programa Yoga para Todas: www.yogaparatodas.com.br

O que você achou deste artigo?

Você também tem dificuldades para relaxar e acalmar a mente?

Gostaria de ser mais produtiva e realizar muito mais em menos tempo?

Clique aqui e acompanhe os nossos vídeos sobre Produtividade da Mulher.

Fica com Deus e nos falamos em breve!

Bjs,

Van e Ju 🙂

No Comments

Leave a Comment