5 Dicas para Conciliar Filhos e Homeoffice

 

Conciliar filhos e homeoffice é uma das principais dores das minhas clientes. A pergunta padrão é “Como você dá conta de tudo isso com 3 filhos em casa?” É como se as mulheres buscassem por uma fórmula mágica para serem as Super Mães e a grande verdade é que esta fórmula mágica não existe. Somos seres humanos, com qualidades e defeitos, erros e acertos. O primeiro passo é aceitar a sua realidade de mãe, mulher, empreendedora, dona de casa. É viver o seu momento presente, pois é nele que a sua felicidade deve estar. Não é no futuro e nem no passado. Com isso em mente, coloque em prática essas 5 dicas fundamentais:

 

1. Organize sua Rotina:

É importante que você tenha blocos de horários na sua agenda. Um período para se dedicar ao seu filho, um período para cuidar da casa, um período para cuidar do seu negócio. Você não está sendo produtiva quando tenta fazer mil coisas ao mesmo tempo. E quem tenta multifuncional não faz bem feito nenhuma coisa e nem a outra, pois nosso cérebro não consegue focar em mais de uma atividade ao mesmo tempo.

O que eu sempre digo é: se você não der tempo de qualidade para os seus filhos eles não te darão tempo para você cuidar dos seus negócios. E eles demonstram isso ficando doentes, manhosos e irritados.

No começo do meu homeoffice eu ficava ansiosa com tudo o que eu tinha para fazer e não desgrudava do telefone mesmo nos momentos que estava com a turminha, até que eu me concientizei de que se eu não estiver de corpo e alma com eles a minha decisão de trabalhar em homeoffice para ter mais tempo de qualidade com meus filhos não terá valido a pena.

E aí você pode pensar “Nossa, mas eu tenho tanta coisa para fazer que eu tenho que aproveitar todos os momentos”. Calma, tudo vai dar certo, o dia tem 24 horas para todo mundo. O momento em que você se dedica para os seus filhos você está cuidando do futuro deles e o valor disso é muito maior do que o que você ganharia se você estivesse trabalhando no seu negócio.

2. Tenha uma proposta de valor:

Ter uma proposta de valor está diretamente ligado a ter clareza de onde você quer chegar e isso é fundamental para você traçar o percurso correto e criar a sua lista de atividades e prioridades. Conhecer a sua proposta de valor faz com que você se sinta motivada em perseguir os seus sonhos, pois você sente que está fazendo a diferença para o mundo. Afinal, se você não tem uma proposta de valor, você não tem pelo que se empenhar.

3. Tenha a sua lista de atividades sempre em mãos:

Uma lista de atividades engavetada não vai te ajudar em nada. Você precisa ter clareza de quais são as suas prioridades e manter o foco em cada atividade até que seja concluída. Quando der o seu horário de trabalho é importante que você já saiba por onde vai começar para não perder tempo planejando o que você tem que fazer. Aqui também entra ter cuidado com as distrações, pois não adianta organizar a sua rotina e ter a sua lista de atividades em mãos se você não manter o foco naquilo que você tem que fazer.

Organize a sua agenda na noite anterior ou no primeiro horário do dia.

4. Seja flexível:

Por mais organizada que você seja, imprevistos acontecem. Haverá momentos em que você precisa entregar um trabalho e terá de usar o seu momento com seu filho para concluir este trabalho, porém também haverá momentos em que o seu filho precisará de mais atenção e o seu trabalho precisará esperar.

Nestas ocasiões, seja flexível com você mesma, não se culpe e nem se irrite, pois isso só gera energia negativa e não agrega valor nenhum.

Quando isso acontecer brinque com o seu filho de que ele está trabalhando junto com você. Deixe-o brincando por perto ou dê um papel e um lápis para ele desenhar e pintar.

5. Cuide-se:

Em caso de despressurização, máscaras de oxigênio cairão automaticamente. Coloque-a primeiramente em você antes de auxiliar crianças e outros passageiros.

O fato é que se você não estiver bem, você não conseguirá cuidar das pessoas ao seu redor. A minha recomendação é que você comece bem o seu dia.

Eu faço isso através da minha meditação da manhã que é uma forma de oração. Eu começo o meu dia agradecendo por tudo aquilo que eu tenho e depois pela minha intenção do dia.

 

Agora eu quero ouvir a sua opinião. O que você achou deste artigo? Quais são as suas principais dificuldades? Deixe nos comentários que eu te responderei.

Com carinho,

Vanessa Ribeiro

 

4 Comments

  • Bruna Marques 15 de maio de 2016 at 00:56

    Estou amando todas as suas dicas! Descobri agora esse projeto da mamae de sucesso, mas já vou colocar tudo em prática!!! Bjss

    Reply
    • Vanessa 22 de maio de 2016 at 10:39

      Oi Bruna,
      Fico muito feliz em saber que estou ajudando de alguma forma 🙂
      Clique aqui e baixe gratuitamente um e-book sobre produtividade. Lá tem um passo a passo para que você seja mais organizada e produtiva no seu homeoffice.
      Fica com Deus 🙂

      Reply
  • Jessica M 16 de maio de 2016 at 16:35

    Trabalho homeoffice e, apesar de não ter filhos, essas dicas são fundamentais no meu caso também.
    As maiores dificuldades são as interrupções, claro. Sempre tem algo de casa que é necessário ser feito e com a possibilidade de horários flexíveis preciso ser cautelosa para que isso não atrapalhe.
    Mas hoje consigo lidar muito bem com isso.
    Ótimo artigo!
    Beijos

    Reply
    • Vanessa 22 de maio de 2016 at 10:36

      Olá Jessica,
      Realmente as interrupções quebram o nosso raciocínio e fazem com que a gente tenha que recomeçar sempre.
      No ano passado eu dei uma palestra sobre produtividade para a Semana da Mãe Empreendedora. Você pode baixar o material desta palestra gratuitamente neste link: http://www.mamaedesucesso.com/sme.

      Reply

Leave a Comment