3 Segredos da PNL para Otimizar sua Comunicação

Hoje eu vou falar um pouco de uma ferramental incrível que você pode utilizar tanto para o seu desenvolvimento como para melhorar o desenvolvimento dos seus filhos. Essa ferramenta é um manual do cérebro que possui diversas técnicas que auxiliarão você a usar seu cérebro da melhor maneira possível. Estou falando da Programação Neurolinguística, mais conhecida como PNL.

O que é Programação Neurolinguística?

Como diz Richard Bandler, um dos criadores da PNL, em resumo, a Programação Neurolingüística é um processo educacional sobre como usar melhor o nosso cérebro.

Conhecendo a PNL, temos a possibilidade de organizar nossa comunicação e sistema neurológico para conquistar objetivos e resultados desejados. A PNL traz resultados surpreendentes, sendo usada por pessoas com diferentes finalidades.

É muito mais do que uma maneira de falar ou de pensar positivamente, este sistema de conhecimentos, surgido na Califórnia (EUA) no início dos anos 70, e que se mantém em desenvolvimento até hoje, vem revolucionando os métodos de comunicação e desenvolvimento humano, sendo largamente procurado por pessoas das áreas de terapia, gestão de pessoas, vendas, treinamento, educação e comunicação, entre outras.

Através da PNL é possível utilizar o cérebro para alcançar quaisquer resultados que desejamos, tornando possível conseguir excelência em qualquer campo de interesse.

Nossos pensamentos são construídos através da linguagem e o nosso cérebro é muito literal, por este motivo ele entende exatamente o que foi dito. Por isso, é importante que nós, mães, saibamos fazer o bom uso da comunicação para que nossos filhos realizem o que nós queremos.

Então, eu vou te ensinar alguns segredos da PNL que te ajudarão a melhorar a sua comunicação.

3 Segredos da PNL para Otimizar sua Comunicação

1º Segredo: Evite perguntar o Porque das coisas:

O ‘porque’ não dá respostas específicas. Se você quiser obter melhores respostas use ‘como’, ‘onde’, ‘quando’, ‘qual’, ‘quanto’, ‘com quem’ e ‘o que’ para formular suas perguntas e você obterá mais informações. Ex: Quando seu filho aprontar alguma coisa, ao invés de perguntar por que ele fez aquilo, pergunte qual foi o motivo dele ter feito tal coisa. Faça o teste e você verá que obterá respostas com mais informações!

2º Segredo: Expresse seus objetivos no positivo:

Tudo o que você quiser, seja um objetivo seu ou algo que você queira que seu filho faça, fale no positivo, evite o uso da palavra “não”. Quando você usa o “não” primeiro, o cérebro cria a imagem daquilo acontecendo para depois entender que você “não” pode fazer aquela coisa. Quantas vezes você já disse para o seu filho não fazer uma coisa e ele fez e depois você falou “eu não falei que era para você não fazer isso?”. Então, ao invés de você dizer o não é para ser feito, diga o que é para ser feito. Ex: Ao invés de dizer “não corra”, diga “vá devagar” ou ao invés de dizer “Não quero faça frescura na hora de comer”, diga “Coma tudo direitinho”. São coisas simples que otimizam sua comunicação, principalmente com as crianças, que são muito literais.

3º Segredo: Controle do estado emocional:

A principal ferramenta que nós temos para influenciar pessoas é o estado emocional. Se você quer que alguém entre num determinado estado emocional, primeiro você precisa entrar nesse estado, e para você entrar no estado emocional que você quer, é só você se lembrar de algum momento em que você esteve neste estado e lembrar como foi e deixar esse sentimento tomar conta de você novamente. Mude sua postura e seu tom de voz de acordo com o estado emocional que você deseja estar. Fazendo isso, tendo o controle do seu estado emocional, você conseguirá influenciar as pessoas ao seu redor a entrarem no mesmo estado que você, principalmente seus filhos.

Faça essas pequenas mudanças na sua forma de se comunicar e você sentirá as mudanças acontecendo.

Depois me conte nos comentários, quero saber se estou ajudando!

Cuide dos seus pensamentos.

No Comments

Leave a Comment